Formação


1.     O que é um acólito?

Acolitar significa acompanhar no caminho. O acólito é aquele ou aquela que, na celebração da liturgia, precede, vai ao lado, ou segue o Presidente da celebração da Missa, o diácono, o ministro extraordinário da Comunhão, ou outras pessoas que precisam de ser ajudados durante a celebração. Ele também é um “ministro”, isto é um servidor de Deus e dos irmãos.
2.     Acólito Instituído e Não Instituído

Chama-se “acólito instituído” àquele que o Bispo de uma Diocese chamou e fez acólito. Esta qualidade permite ao acólito realizar o seu serviço em qualquer paróquia em que se encontre, desde que convidado pelo respectivo pároco.
O acólito instituído tem ao seu encargo: cuidar do altar, ajudar o diácono e o sacerdote nas acções litúrgicas, tomar parte nas diversas procissões da Missa e fazer o que for preciso, como levar a cruz,as velas, o turíbulo, o incenso, preparar o altar e purificar os vasos sagrados depois da Missa, ajudar a expor o Santíssimo à adoração dos Fiéis, e a repô-lo mas sem dar a benção.

O acólito instituído também pode formar novos acólitos a pedido do pároco.
O acólito não instuído é chamado pelo pároco a servir na Missa.

3.     Como deve ser um Acólito

Para além de ser considerado uma boa pessoa, o acólito deve ter um grande desejo de servir ao Senhor, ao sacerdote e a toda a comunidade. Deve amar Jesus de todo o coração e desejar arduamente que toda a gente O conheça e O escute. Para ser um bom acólito – ministro do altar – é necessário ser:
- pontual no seu serviço;
- fiel ao seu compromisso;
- constante nas reuniões de grupo ou da comunidade;
- organizado, amável, piedoso e humilde.

4.     Os serviços dos Acólitos na Missa de domingo

Antes de começar a Missa:

a)      Prestam todos os serviços ao Presidente

b)      Verificam se tudo está preparado para a celebração

Ao começar a Missa:

c)       Na procissão de entrada um acólito leva a cruz

d)      Outros acólitos levam os círios acesos, o turíbulo e a naveta

Durante a MIssa:

e)      Serve o Presidente em tudo o que for preciso

f)       Apresenta o missal e o que é preciso para preparar o altar

g)      Acompanha o Presidente e os ministros extraordinários na distribuição da Comunhão

h)      Arrumam os vasos sagrados na credência depois da purificação

No fim da Missa:

i)        Acompanham o Presidente e ajudam-no a tirar as vestes

j)        Só depois os acólitos tiram as suas túnicas e as guardam


5.     Conhecer a Liturgia

O ano litúrgico divide-se em 5 tempos:

a)     Advento: significa “chegada”. Decorre nas 4 semanas antes do Natal.

b)     Natal: significa “nascimento”. Começa a 24 de Dezembro e termina do domingo depois da Epifania (Baptismo do Senhor), a 6 de janeiro ou no domingo a seguir ao dia 1.

c)     Quaresma: significa “dia quarenta antes da Páscoa”. Começa na quarta-feira de Cinzas e termina na quinta-feira santa antes da Missa da Ceia do Senhor.

a.     Semana Santa: começa com o domingo da Paixão, ou de Ramos, e termina ao começar o domingo de Páscoa. Abarca os últimos dias da Quaresma e os dois primeiros dias do Tríduo Pascal.

d)     Tríduo Pascal e tempo de Páscoa: significa “três dias”, sexta, sábado e domingo de Páscoa. O tempo da Páscoa começa no domingo da ressurreição do Senhor  e dura 50 dias, até ao domingo de Pentecostes, em que celebramos a vida do Espírito Santo.

e)     Tempo comum ou ordinário: 33 ou 34 semanas, em que não se celebra nemhum aspecto peculiar do mistério de Cristo.

 Os livros litúrgicos:

a)     Missal: contém as orações próprias da Missa e assinala os ritos que se devem seguir para a celebrar.

b)     Leccionário: onde se encontram as leituras bíblicas.

a.     Dominical: dividido em três ciclos, A, B e C, segundo o evangelista que se lê em cada ano, respectivamente, S. Mateus, S. Marcos e S. Lucas.

b.     Ferial: contém as leituras das missas dos dias da semana.

c.      Santoral: contém as leituras para as celebrações dos santos.

d.     Missas diversas: contém as leituras para as missas rituais, por motivos diversos, votivas e de defuntos.

c)     Ritual: contém as celebrações dos distintos sacramentos, excepto a missa, e também dos sacramentais.

d)    Pontifical: contém as orações e os ritos para as celebrações dos sacramentos e sacramentais reservados aos Bispos: confirmação, ordem sagrada, benção dos santos óleos, benção dos abades e das abadessas, consagração das virgens, instituição dos leitores e acólitos, e dedicação das igrejas e altares.

e)     Oração dos fiéis: de composição livre, que recolhe distintos formulários para esta oração.

f)      Liturgia das horas: contém as orações de toda a igreja, salmos, leituras bíblicas, escritos dos Santos Padres, hinos e intercessões.

 Os paramentos sagrados dos ministros:

a)      Alva ou túnica

b)      Amito

c)       Estola

d)      Casula

e)      Dalmática

f)       Capa pluvial ou capa de asperges

g)      Umeral ou véu de ombros

h)      Roquete

i)        Insígnias episcopais: mitra, báculo, anel, cruz peitoral e pálio

 As cores litúrgicas:

Branco – utiliza-se no tempo da Páscoa e do Natal; festas e memórias do Senhor, excepto as da Paixão; festas e memórias da Virgem Maria, dos Anjos e dos santos não mártires; na celebração dos sacramentos, excepção na Penitência e na Unção dos doentes.

Vermelho – utiliza-se no domingo de Ramos e na sexta-feira santa; no domingo de Pentecostes; nas celebrações da Paixão do Senhor; nas festas dos Apóstolos e dos Evangelistas; e nas celebrações dos mártires.

Verde – utiliza-se no Tempo comum.

Roxo – utiliza-se no tempo do Advento e na Quaresma; nos ofícios e Missas de defuntos; na Penitência na Unção dos doentes.

Preto – utiliza-se nas Missas de defuntos, embora em desuso.

Rosa – pode utilizar-se no 3º domingo do Advento e no 4º domingo da Quaresma.

Azul – utiliza-se para as celebrações em honra da Virgem Maria.

 Objectos litúrgicos:

a)     Cruz – abre as procissões litúrgicas

b)     Castiçais – acompanham a cruz na procissão, assim como o Presidente ou o Diácono na proclamação do Evangelho

c)      Vasos sagrados – cálice, patena e píxide

d)     Corporal – pano quadrado que o acólito leva da credência para o altar para o Presidente estender sobre a toalha da mesa do Senhor

e)     Purificador ou sanguíneo – pequena toalha para limpar o cálice e a patena

f)      Lavabo ou lavandas – utensílios para lavar as mãos

g)     Pala – para cobrir o cálice

h)     Galhetas – contêm a água e o vinho

i)       Turíbulo – recipiente que serve para oferecer o incenso. O acólito que leva o turíbulo chama-se turiferário. Incensa-se o altar, o evangeliário, o sacerdote, a assembleia e a cruz.

j)       Naveta – onde se leva o incenso, acompanhado de uma colher.

k)      Hissope – para aspergir água benta

l)       Caldeirinha – recipiente da água benta

m)   Círio Pascal – acende-se na Vigília Pascal e simboliza a luz de Cristo ressuscitado

n)     Custódia – onde se coloca uma hóstia para mostrar aos fiéis.

o)     Pálio – dossel sustentado por 4 ou mais varas longas, utilizado nas procissões para cobrir o sacerdote que leva a custódia.

p)     Credência – pequena mesa onde se coloca o que é preciso para a celebração.

 Os lugares da celebração:

a)      Sacristia

b)      Sala da igreja

c)       Presbitério: altar, ambão e presidência

d)      Baptistério

e)      Confessionário

f)       Capela do Santíssimo

 6.     Os 4 momentos da Missa

Primeiro – ritos iniciais: começam na procissão de entrada e terminam no Amen da oração da colecta. Têm 6 elementos: entrada; saudação; acto penitencial; Senhor, tende piedade de nós; Glória; e oração colecta.
Segundo: Liturgia da palavra, em que Deus nos fala. Começa na 1ª leitura e termina no Amén da oração dos fiéis. Tem 8 elementos: 1ª leitura; Salmo responsorial; 2ª leitura; aclamação antes do Evangelho; Evangelho; homilia; profissão de fé; e Oração universal.

Terceiro: Liturgia eucarística, em que Cristo nos dá o seu corpo em alimento. Começa na preparação do altar e termina no Amén da oração depois da comunhão. Tem 9 elementos: preparação do altar; apresentação dos dons; oração sobre as oblatas; oração eucarística; oração dominical; rito da paz; fracção do pão; comunhão; e oração depois da comunhão. Os 5 últimos elemntos chamam-se ritos da comunhão.
Quarto: ritos de conclusão: começa na última saudação “o Senhor esteja convosco” e terminam no “Graças a Deus”. Tem 4 elementos: notícias breves; saudação e benção; despedida da assembleia; beijo no altar e procissão de saída.


7.     O Acólito nos Ritos Iniciais

- Organização da procissão de entrada:

1. Acólito do turíbulo

2. Acólito da cruz + acólitos dos círios

3. Outros acólitos a par

4. Diácono ou leitor com evangeliário elevado

5. Concelebrantes

6. Presidente da celebração

- Junto do altar todos fazem inclinação profunda (se no Presbitério houver Sacrário, todos genuflectem)

- Os acólitos colocam a cruz e os castiçãis junto do altar; e o Diácomo ou leitor coloca o Evangeliário no centro do altar, ocupando os seus respectivos lugares.

- Quando o Presidente diz “Oremos”, o acólito do Livro vai buscar o Missal e apresenta-o aberto ao Presidente. Depois do povo dizer Amén, o acóltico depõe o Missal no seu lugar.

 8.     O Acólito na Liturgia da Palavra
- Os acólitos, quando de pé, devem estar com as mãos junto do umbigo, entrelaçadas ou sobrepostas.

- Os acólitos, quando sentados, devem colocar as mãos sobre os joelhos.

- O acólito poderá acompanhar um leitor ou um salmista que vá para o ambão.

- Após a 2ª leitura, o acólito retira o Leccionário do ambão, para que o Presidente ou o Diácono lá possam colocar o Evangeliário.

- Os acólitos dos círios acompanham o Presidente ou o Diácono na proclamação do Evangelho.

- Terminado o Credo, um acólito apresenta ao Presidente um Livro de Oraçãos dos Fiéis aberto.

9.     O Acólito na Preparação do Altar

 - Terminada a Oração dos Fiéis, 3 acólitos vão à credência e levam, com ambas as mãos, para o altar, e por esta ordem, o corporal, o cálice e o sanguíneo, e o Missal, entregando-os ao acólito responsável pela preparação do altar, que os receberá, também, com ambas as mãos.
- O acólito responsável pela preparação do altar, desdobra o corporal no meio do altar, dispondo os outros objectos da seguinte forma: o sanguíneo à direita do corporal, o cálice à direita do sanguíneo, e o Missal à esquerda do corporal.

- Alguns acólitos recolhem as ofertas da Assembleia, as quais serão colocadas em local próprio e discreto, nunca em cima do altar (Instrução Geral do Missal Romano, 73).

10.                      O Acólito na Oração Eucarística

- Depois do sacerdote impor as mãos sobre o pão e o vinho, um acólito pode dar um toque de campaínha, sinalizando aos fiéis o início da consagração. Todos os acólitos se ajoelham sem se sentarem nos calcanhares. Na elevação da hóstia e do cálice, pode também ser tocada a campaínha.

- Depois da elevação do cálice, todos se levantam. O sacerdote canta “Mistério da Fé” e os acólitos devem cantar com o povo.
- Os acólitos são um exemplo para a Assembleia, devendo participar activamente em toda a Liturgia.

11.                      O Acólito nos Ritos da Comunhão

- Durante a comunhão, cada ministro extraordinário poderá ser acompanhado por um acólito, que levará uma bandeja.

- Terminada a comunhão, os acólitos voltam ao altar, trazendo as bandejas que entregam aos ministros que vão purificar os vasos sagrados.

- Depois da purificação, os acólitos recebem as patenas e os outros vasos sagrados e levam-nos para a credência com ambas as mãos.

- No Oremos, o acólito do Livro apresenta ao Presidente o Missal aberto.

12.                      O Acólito nos Ritos de Conclusão

 - Se houver benção solene, os acólitos inclinam-se, respondendo Amén a todas as fórmulas de benção.
- A procissão de saída organiza-se do mesmo modo que a de entrada, não esquecendo a inclinação profunda ao altar.

- Ao chegar à Sacristia, todos fazem inclinação à cruz.
- Depois do Presidente e Diácono arrumarem as suas vestes, é que os acólitos arrumam as suas.

13.                      Incenso, Naveta e Turíbulo


a)      O turiferário deve chegar mais cedo que os outros acólitos.

b)      Limpar o turíbulo.

c)       Colocar brasas acessas ou pastilhas de carvão no incensador.

d)      Levantar um pouco a tampa e baloiçar o turíbulo para alimentar a combustão.

e)      Sustentar o turíbulo com a mão esquerda, apertando a extremidade superior das correntes, de modo a que o disco fique apoiado no polegar e no indicador, e com a mão direita segura a naveta.

f)       Nunca pousar o turíbulo no chão.

g)      Entregar a naveta a outro acólito com a abertura virada para o primeiro.

h)      Puxar para cima a argola com a mão direita, a corrente que sustenta a tampa, de modo a que esta fique levantada cerca de um palmo. Pega nas correntes com a mesma mão junto da parte superior da tampa, e levanta o turíbulo até à altura devida, pousando sobre o peito a mão esquerda, que sustenta a outra extremidade das correntes.

i)        O acólito da naveta apresenta-a ao celebrante com a tampa aberta, para que ele possa colher incenso com a colher, benzendo-o com o sinal da cruz.

j)        O acólito do turíbulo deixa descer a tampa de modo a ficar bem adaptada ao queimador, passa a extremidade das correntes para a mão direita, recebe a naveta com a esquerda e vai para a frente da procissão.

k)      Na ausência do Diácono, o acólito apresenta o turíbulo ao celebrante, acompanhando-o na incensação, e depois incensa o celebrante e o povo.

l)        Antes e depois da incensação, o acólito faz uma inclinação profunda para a pessoa ou objecto a incensar ou incensado. A incensação será feita com 3 ductos do turíbulo.

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